Circuito de palestras aproxima comunidade acadêmica alagoana do Programa Saúde na Escola

Atividade tem como objetivo levar conhecimento e informações sobre o PSE a estudantes do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas

Primeiro encontro trouxe em debate a organização e a atuação do Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTI-F) do PSE.

Com a proposta de fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão e de promover o conhecimento do Programa Saúde na Escola (PSE) por estudantes de licenciaturas, pedagogia e de áreas da saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS) organizou uma série de palestras informacionais sobre o PSE.

De acordo com o coordenador do LACAPS, Prof. Dr. Leonardo Luz, a realização da atividade foi motivada pela percepção de uma falta de conhecimento, por parte dos discentes, das ações e atividades desenvolvidas pelo Programa. “Essa falta de conhecimento acaba repercutindo na dificuldade que a gente tem encontrado hoje, nos territórios, para que as ações intersetoriais, transdisciplinares e interdisiciplinares possam acontecer no âmbito do PSE”, relata Leonardo.

Para mudar esse cenário e reforçar o papel da universidade na promoção do PSE, o circuito de palestras aborda quatro temáticas principais. Os três primeiros encontros trazem em debate a organização e a atuação dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Federal (GTI-F), Estaduais (GTI-E) e Municipais (GTI-M). Disponível no canal do LACAPS no Youtube, a primeira palestra teve como convidadas Kátia Souto, representante do Ministério da Saúde (MS), e Ana Valéria Dantas, representante do Ministério da Educação (MEC).

A segunda atividade, também disponível no Youtube, teve como palestrantes os professores Eloy Martins, representando a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, e André Soares, representante da Secretaria de Estado de Educação alagoana. A palestra sobre o GTI-M de Maceió vai ser realizada dia 14 de maio, a partir das 15h30, de forma presencial, no campus da UFAL. As convidadas são Lisyana Karlla dos Santos e Elayne Maisa Araújo Magalhães, das pastas municipais da saúde e da educação, respectivamente. 

A quarta e última palestra traz como convidado o Prof. Dr. Márcio Florentino, coordenador-geral do ‘Fortalece PSE!’. A atividade vai ser realizada na tarde do dia 28 de maio, com transmissão online.

Estudantes se reúnem no campus da UFAL, em Arapiraca, para acompanhar as transmissões das palestras (Foto: Divulgação)

Para o coordenador pedagógico do ‘Fortalece PSE!’, Monarko Azevedo, iniciativas como a da UFAL são potentes, porque ampliam o debate dentro da universidade. “Ao trazer representantes dos GTIs e discutir o PSE com estudantes, a instituição contribui para formar profissionais mais preparados para atuar no SUS, com uma visão intersetorial, crítica e comprometida com a realidade dos territórios”, ressalta.

Monarko Nunes também destaca a importância da parceria com as Instituições de Ensino Superior (IESs) na sustentabilidade, continuidade e ampliação das ações do Programa Saúde na Escola. “Quando a gente olha para os Projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do ‘Fortalece PSE!’, fica claro que a presença das universidades qualifica muito esse processo. Os estudantes bolsistas passam a vivenciar, ainda na graduação, experiências concretas de atuação intersetorial, junto com as equipes de saúde e educação”, acrescenta. “Isso contribui não só para a formação profissional, mas também para ampliar o alcance e a qualidade das ações do próprio programa, porque traz novas metodologias, olhar crítico e capacidade de sistematização das experiências”, conclui Monarko.

A formação integral e continuada de estudantes de graduação também é ressaltada pelo Prof. Dr. Leonardo Luz, que desde a pós-graduação estuda o papel da atividade física na promoção da saúde. Foi nesse percurso de formação que o docente do curso de Educação Física da UFAL se aproximou do Programa Saúde na Escola. Hoje, além de fazer parte do GTI-E de Alagoas e ser coordenador do Projeto Saúde-Escola, ele traz a promoção da saúde em suas disciplinas e contribui para o fortalecimento do PSE junto à comunidade acadêmica arapiraquense.

“A formação docente, a formação do profissional de saúde, depende de uma universidade que conheça e valorize o Programa Saúde na Escola, para que essas ações de fato aconteçam. Então, precisamos de profissionais capacitados para a execução dessas ações nos territórios”, defende Leonardo Luz ao falar sobre como as IESs podem se aproximar e potencializar o PSE. “A pesquisa e a extensão também podem estar acontecendo dentro das escolas, na comunidade escolar, para que a gente tenha ações, no âmbito do PSE, cada vez mais qualificadas e mais direcionadas para os contextos dos territórios”, complementa o docente.

As atividades do GTI do estado de Alagoas foram tema do segundo encontro do circuito de palestras

Mais do que uma perspectiva, o papel das universidades no fortalecimento do Programa Saúde na Escola já é uma realidade! O estudante do curso de Educação Física da UFAL, Daniel Lima, é um exemplo da força desse movimento. Seu primeiro contato com o PSE foi em 2024, quando teve a oportunidade de fazer parceria com o Prof. Dr. Leonardo Luz na elaboração de um trabalho acadêmico sobre ações de práticas corporais e atividades físicas no PSE em Alagoas. A identificação com as ações do Programa levou o estudante a pesquisar o tema em seu trabalho de conclusão de curso, em fase de desenvolvimento.

Daniel também é integrante do LACAPS e faz parte da comissão organizadora do circuito de palestras sobre o PSE. “Tem sido algo bastante proveitoso para nós, para vermos como o Programa funciona internamente, a partir de experiências de pessoas que estão dentro e trabalham com ele”, ressalta, ao comentar sobre a importância da atividade na formação acadêmica e profissional dos(as) graduandos(as). “Esse conhecimento é fundamental para que, quando começarmos a trabalhar nas escolas, saibamos como funciona o Programa e como agir dentro dele também, porque vamos fazer parte do PSE!”, complementa.

O estudante do sétimo período de medicina da UFAL, David Silva, também é um exemplo de como ações e políticas sociais como o PSE são fundamentais à formação profissional e cidadã dos(as) brasileiros(as). Se na juventude as ações da ONG Amigos do Bem, em São José da Tapera (AL), ajudaram a transformar sua realidade, hoje elas servem de inspiração para que ele possa multiplicar experiências como as que vivenciou: além de fazer parte de um projeto que leva atividades de anatomia e histologia para estudantes da rede pública, David integra a equipe do Projeto Saúde-Escola. 

O graduando conta que foi a partir do edital do projeto de extensão que teve o primeiro contato com o Programa Saúde na Escola. Para ele, a capacitação oferecida pelo ‘Fortalece PSE!’ ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à sua vida profissional. “Em nível populacional, o projeto é fundamental para promover saúde e educação de forma humanizada para adolescentes e jovens. As ações realizadas pelo PSE representam um braço muito forte da atenção primária, uma vez que abordam temas como saúde bucal, saúde sexual e reprodutiva, entre outros assuntos essenciais que ainda necessitam de maior atenção em um país que vive uma transição epidemiológica’, complementa o estudante de medicina.

David Silva também destaca a importância do Projeto Saúde-Escola na execução dos trabalhos do PSE nos territórios. “Ver que nosso trabalho aqui no agreste alagoano tem contribuído para o fortalecimento de um programa tão importante é extremamente gratificante, tanto no âmbito profissional quanto pessoal!”, celebra.

Como ressalta o Prof. Dr. Leonardo Luz, o PSE é essencial no combate às desigualdades de acesso à saúde que marcam a realidade brasileira. Ao unir forças com as IESs, o Programa contribui não somente com a formação didática e humana dos futuros profissionais, mas também fortalece a criação de espaços efetivos de escuta, acolhimento e atuação dos cidadãos e cidadãs que fazem parte das escolas, comunidades e territórios beneficiados por suas ações.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias

Fortalece PSE

‘Fortalece PSE!’ capacita 240 cursistas para atuar na promoção do protagonismo juvenil em escolas aderidas ao PSE

Equipe composta por jovens mobilizadores(as) e integrantes de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras vai auxiliar na implementação dos Projetos de Extensão Saúde-Escola O segundo webinário de encerramento dos Momentos Formativos I e II teve como objetivo principal fazer um balanço do Curso para o Protagonismo de Adolescentes e Jovens

Leia mais »