Curso de Promoção da Saúde na Escola fortalece o protagonismo juvenil e a participação da comunidade escolar nas atividades do PSE

Formação tem como públicos-alvo estudantes da rede pública e profissionais da saúde e da educação

Desde 2024 o 'Fortalece PSE!' vem capacitando jovens e profissionais da saúde e da educação, ajudando a consolidar o PSE em todo o país (Foto: Matheus Ribeiro | Arquivo Fortalece PSE)

O ‘Fortalece PSE!’ se prepara para dar início ao curso de Promoção da Saúde na Escola, que têm como objetivo principal a formação de adolescentes e jovens estudantes da rede pública do ensino fundamental II, ensino médio e profissionalizante como Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania. A capacitação também tem como públicos-alvo profissionais da educação e da saúde, que vão atuar nas escolas e nos territórios na elaboração e implementação dos Projetos Saúde-Escola.

Desenvolvido e oferecido em parceria com os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), o curso segue a proposta de fortalecimento da ação intersetorial, que orienta as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Dentro dessa perspectiva, ajuda a potencializar a cooperação entre os atores; a participação das juventudes e da comunidade escolar; a formação continuada de agentes envolvidos nas ações do Programa e o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde na escola que considerem o desenvolvimento escolar e a realidade dos territórios.

A abordagem participativa também está presente na organização e nas metodologias adotadas para o Curso de Promoção da Saúde na Escola. Durante o processo formativo, que acontece entre março e novembro de 2026, os(as) cursistas vão se organizar em Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) dentro de seus respectivos territórios. O objetivo é que a construção de conhecimento dentro e entre estes grupos se dê de forma dialógica e participativa, a partir da colaboração entre pares.

Para isso, a metodologia adotada se baseia em pedagogias participativas e ativas, que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a construção coletiva de soluções práticas para desafios do dia a dia das comunidades escolares. Os princípios da Educação Popular, a Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas, as rodas de conversa, as comunidades virtuais e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) estão entre as estratégias e recursos metodológicos adotados.

Esses recursos vão ser aplicados e desenvolvidos de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas, síncronas e assíncronas. Organizado em Trilhas Formativas, o curso é etapa fundamental para a implementação dos Projetos Saúde-Escola pelas EAA. A construção e o desenvolvimento desses projetos vai ser feita por cada Equipe a partir da análise e reflexão de problemas identificados em seus territórios escolares. 

Cinco módulos temáticos principais orientam a elaboração destes diagnósticos e servem de base para a construção das Trilhas Formativas. O primeiro deles, obrigatório para todas as escolas, tem como tema ‘Promoção da Saúde e Participação Social de Adolescentes e Jovens’. Os demais módulos são optativos e, a partir de seus diagnósticos situacionais, as escolas devem escolher no mínimo dois deles, cujas temáticas são ‘Promoção da Saúde, Cidadania e Direitos Humanos nas Escolas; ‘Promoção da Saúde Mental, Arte e Cultura nas Escolas’; ‘Promoção da Saúde e Cultura de Paz: Prevenção às Violências nas Escolas’ e ‘Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania nas Escolas’.

Também está previsto o desenvolvimento de atividades em torno de um sexto módulo temático, de caráter eletivo, a ser proposto pelas Equipes de Aprendizagem Ativa com base nas experiências, demandas e necessidades específicas de suas respectivas escolas.

Etapas formativas do curso

A primeira etapa, em andamento, envolve a indicação e o cadastramento das escolas e dos estudantes e profissionais que vão integrar as EAA de cada uma delas. Essa etapa está sendo desenvolvida pelos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-Es) e Municipais (GTI-Ms) do PSE em conjunto com um grupo de 29 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do projeto ‘Fortalece PSE!’. 

O cadastramento das escolas indicadas e dos componentes das Equipes de Aprendizagem Ativa está sendo realizado por meio do preenchimento de um formulário próprio, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do ‘Fortalece PSE!’. 

O curso de Promoção da Saúde na Escola faz parte da etapa 2, que tem como objetivo a formação dos integrantes das EAA para elaboração do diagnóstico situacional, planejamento e implementação do Módulo 1 dos Projetos Saúde-Escola. Essa fase vai ser realizada entre os meses de março e junho.

Com início em agosto, a terceira e última etapa vai ser destinada ao desenvolvimento de dois Módulos Temáticos Optativos – dentre os II ao V, listados acima – e de um Eletivo, definidos a partir do Diagnóstico Situacional realizado em cada escola. Essa atividade tem final previsto para novembro.

Além da atualização dos(as) cursistas em temas fundamentais do PSE, a expectativa é de que o curso viabilize a elaboração e o desenvolvimento de Projetos Saúde-Escola em, no mínimo, 500 territórios escolares, bem como a formação de 10 mil  profissionais da Educação Básica e da Atenção Primária à Saúde e de mil estudantes como Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania.

Carga horária e certificação

O curso de Promoção da Saúde na Escola terá carga horária total de 90 horas. A Universidade Federal de Goiás (UFG) é responsável pela certificação referente ao processo de formação dos(as) integrantes das Equipes de Aprendizagem Ativa para  elaboração dos Projetos Saúde-Escola. Já a certificação relacionada ao apoio e acompanhamento no Planejamento e Execução dos Projetos Saúde-Escola será feita pelas Instituições Formadoras dos estados. Cada uma dessas etapas terá duração de 45 horas.

Para saber mais sobre o curso, acesse o FAQ elaborado por nossa equipe.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias

Alagoas

Cosems-AL participa de curso sobre Saúde na Escola

Escrito por: cadaminuto.com.br em 26/08/2024, 12:06 A apoiadora regional do Cosems-AL, Camila Valença, participou do Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE) – Fortalece PSE – Região Nordeste que ocorreu em Salvador, durante os dias 21 a 23 deste mês. O curso foi promovido

Leia mais »