Apresentado por bolsistas e voluntários do ‘Fortalece PSE!’, estudo sobre o monitoramento do Programa Saúde na Escola recebe a honraria “Prêmio Roberto Jerônimo” durante evento realizado em Aracaju.
O trabalho intitulado “Monitoramento das ações prioritárias do Programa Saúde na Escola: um olhar para o último biênio (2023 a 2024)” conquistou o 1º lugar no Prêmio Roberto Jerônimo, entregue durante o II Simpósio Internacional de Políticas Públicas de Atividade Física e Comportamento Sedentário, realizado de 27 a 29 de agosto de 2025, em Aracaju (SE).
A premiação foi entregue ao professor Leonardo Luz, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, que coordena um dos 29 projetos do ‘Fortalece PSE!’. O trabalho contou com a participação dos bolsistas Davi Lisboa Silva, Lyxzandra Holanda Lopes Beserra e Sabrina Pyetra Souza e Silva, o voluntário José André Silva Magalhães e outros colaboradores.

Além da premiação, o simpósio reuniu nomes de destaque no debate sobre políticas públicas. A Coordenadora Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPROS) do Ministério da Saúde (MS) e Coordenadora Geral do PSE, Kátia Souto, participou da mesa-redonda “Intersetorialidade e políticas de atividade física: como construir ações articuladas?”, reforçando a necessidade de articulação entre diferentes setores. O evento também contou com a participação de representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E) de Sergipe, da Profª. Catia Justo, que coordena o Projeto Escola do Fortalece PSE em Sergipe, do representante da Secretaria Estadual de Educação, Emerson Luiz Lima Araújo, do representante da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Rodrigo Lopes, e da representante do Ministério da Saúde, Gracielly Delgado.

O reconhecimento ganha ainda mais relevância por homenagear o professor Roberto Jerônimo, da Universidade Federal de Sergipe, referência nacional na área, falecido este ano. A entrega contou com a presença de seus familiares, o que deu um tom especial à cerimônia. Para Leonardo Luz, “receber essa premiação em um evento internacional, com o nome de um pesquisador tão respeitado, é uma honra que fortalece o compromisso do nosso grupo com a avaliação e o aprimoramento das políticas públicas em saúde e educação”. A premiação ressalta, ainda, a relevância de monitorar de forma sistemática as ações do PSE, política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que há 18 anos promove saúde e bem-estar nas escolas brasileiras.