Equipe do projeto se reuniu com representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação para dar início ao planejamento pedagógico do Momento Formativo III

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o ‘Fortalece PSE!’ realizou, em São Paulo, a Oficina de Planejamento Pedagógico do Momento Formativo III, reunindo representantes dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), equipes pedagógicas, coordenações estaduais e instituições formadoras. O objetivo do encontro foi construir coletivamente a base metodológica, política e territorial do próximo ciclo de formação do programa, que tem como eixo a formação de mil Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania em escolas públicas de todo o Brasil.
A oficina marcou também um momento estratégico de alinhamento da equipe coordenadora, frente aos novos desafios da implementação do PSE em um cenário de retomada democrática e reconstrução das políticas públicas.
‘Fortalece PSE!’ impulsiona a institucionalização e amplia os resultados do Programa Saúde na Escola
O Projeto ‘Fortalece PSE!’ nasceu para dar novo fôlego ao Programa Saúde na Escola (PSE), ampliando sua capilaridade e fortalecendo sua gestão. A iniciativa promove a reorganização e qualificação dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs), em articulação com Instituições de Ensino Superior (IES), serviços da Atenção Primária à Saúde (APS/SUS) e comunidades escolares.
Os resultados já aparecem: até 2022, apenas seis GTIs estaduais estavam institucionalizados. Em 2024, esse número saltou para 18, e até julho de 2025 já haviam 23 estados com GTIs formalizados. O projeto também investe na formação de gestores e trabalhadores: 416 gestores estaduais e 450 municipais já foram capacitados, e a meta é alcançar 10 mil profissionais de saúde e educação até 2026.
Com foco especial nas escolas prioritárias, o ‘Fortalece PSE!’ aposta no protagonismo juvenil como motor de transformação nos territórios, consolidando o vínculo entre saúde e educação e reforçando a institucionalização do PSE em todo o país.
Oficina reforça diálogo intersetorial e estratégias para fortalecer o PSE
Durante a oficina, os pontos centrais do Momento Formativo III foram discutidos de forma coletiva. A equipe aprofundou o debate sobre a arquitetura pedagógica do curso, as ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Biblioteca Virtual Arandu, os conteúdos previstos para os webinários, com base nos cinco eixos temáticos do PSE; além da metodologia de diagnóstico escolar e das estratégias de acompanhamento das ações nos territórios. As decisões foram construídas em diálogo entre as coordenações, facilitadores(as), técnicos(as) e representantes institucionais, respeitando a diversidade de experiências e realidades locais.
Entre os principais pontos debatidos estiveram:
- Como fortalecer a gestão intersetorial na execução do PSE, garantindo cada vez mais integração entre saúde e educação.
- Como ampliar o engajamento do corpo docente, promovendo participação ativa e colaborativa nas ações de saúde nas escolas.
- Como aperfeiçoar os critérios de priorização das escolas, considerando vulnerabilidades sociais, desempenho educacional e inserção em políticas de proteção social, para ampliar a equidade no alcance do Programa.

Protagonismo juvenil como força de transformação
O protagonismo juvenil é um dos pilares históricos do Programa Saúde na Escola, que tem sido impulsionado pelo ‘Fortalece PSE!’. Desde os Momentos Formativos I e II, jovens mobilizadores(as) atuaram como especialistas dos cadernos temáticos e articuladores(as) locais junto às escolas e à rede da Atenção Primária à Saúde, demonstrando a força das juventudes como difusoras da política pública em estados e municípios.
Esse compromisso se consolida com a formação de mil Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania, envolvendo estudantes das escolas estaduais, socioeducativas, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de graduandos(as) e lideranças do campo e da cidade. Mais do que uma metodologia, trata-se de investimento concreto na capacidade de “jovens formarem jovens”. É, também, o reconhecimento de que o conhecimento circula a partir das experiências dos territórios, tornando as juventudes protagonistas na construção de novas práticas de cuidado, cidadania e transformação social.
Intersetorialidade como prática viva
A articulação entre educação e saúde, formalizada pelos GTI-E e GTI-M, foi tratada como uma das frentes prioritárias. O objetivo agora é garantir a presença do PSE nos territórios onde ele ainda não chegou, seja por limitações logísticas ou por entraves políticos.
A proposta de educação permanente do PSE passa por criar vínculos entre as escolas, a rede de Atenção Primária à Saúde, as coordenações pedagógicas e os agentes culturais, promovendo a escuta ativa, o reconhecimento das práticas já existentes e estímulo à criação de novas estratégias de promoção da saúde nas escolas.
Curso de Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania
O curso, com carga horária de 60 horas, será realizado entre novembro e dezembro de 2025, de forma híbrida, com atividades no AVA, encontros síncronos e apoio das instituições formadoras. O público estratégico inclui estudantes, professores(as), coordenadores(as) pedagógicos e profissionais da saúde indicados pelos GTI-M.
Entre os materiais de apoio utilizados estão:
- Caderno ‘PSE Antirracista’
- Caderno ‘Arte e Promoção da Saúde Mental’
- Caderno ‘Entre Escolas e Territórios: Juventudes que Transformam’
- Caderno ‘Cinema em Movimento’
- Instrumentos para elaboração dos Projetos Saúde-Escola
Educação como prática de liberdade
Ao final da oficina, reafirmou-se que o Programa Saúde na Escola é a política pública estruturante que integra saúde e educação para transformar as escolas em espaços de cuidado, cidadania e aprendizagem.
O Projeto ‘Fortalece PSE!’ tem a missão de apoiar e potencializar essa política, reorganizando os Grupos de Trabalho Intersetoriais, articulando a rede da Atenção Primária à Saúde com as escolas e promovendo a participação ativa das juventudes. Sua atuação ajuda a tornar a escola um espaço vivo, político e afetivo para a promoção da saúde.
O que está sendo construído não é apenas um curso, mas um novo pacto social: escolas e serviços de saúde caminhando juntos – com escuta, afeto e confiança nas juventudes como construtoras de um país mais justo e democrático.