Encontros online marcam o encerramento dos Momentos Formativos I e II e trazem um balanço dessas ações pedagógicas

Na tarde de segunda-feira (15/09) o ‘Fortalece PSE!’ realizou o primeiro de dois encontros online que marcam o encerramento dos Momentos Formativos I e II. O objetivo dos webinários é apresentar os resultados alcançados e fazer um balanço das atividades pedagógicas desenvolvidas nos últimos três meses, que tiveram como públicos-alvo gestores municipais do Programa Saúde na Escola (PSE) e integrantes dos Projetos de Extensão Saúde-Escola.
A mesa de abertura do primeiro dia da cerimônia de encerramento contou com a presença de Kátia Souto, Coordenadora Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPROS) do Ministério da Saúde (MS); de Ana Valéria Dantas, Coordenadora Geral de Assuntos Estratégicos da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e de Márcio Florentino, Coordenador-Geral do ‘Fortalece PSE!’.
Kátia Souto destacou a importância da formação continuada dos(as) gestores(as), não só para a formalização dos trabalhos dos GTIs, mas também para o fortalecimento da sensação de pertencimento de seus integrantes, que fazem o PSE acontecer nos territórios. “O que nos move com paixão, nos move com muito mais interesse!”, argumentou.
Para a representante do MS, momentos de encerramento, como o ali realizado, abrem as portas para novas etapas. “Este momento [Curso de Planejamento Participativo do PSE] continua: ele continua em cada equipe, protagonizando seus processos de articulações intersetoriais e intrasetoriais, ampliando pra dentro da saúde, pra dentro da educação”, destacou Kátia, ressaltando também a importância dos parceiros institucionais que somam ao trabalho do PSE.
A continuidade das ações de capacitação também foi destacada na fala de Ana Valéria Dantas. “A gente termina um processo, mas também inaugura tantos outros! Tanto porque cada um de vocês vai continuar sua caminhada formativa, vai continuar buscando se fortalecer mais e mais, como também porque os aprendizados que foram construídos nessa formação vão atingir outras pessoas que não foram diretamente formadas aqui”, ressaltou ao lembrar que outros(as) profissionais da saúde e da educação serão beneficiados(as) com a qualificação oferecida aos(às) cursistas.
Ana Valéria pontuou, ainda, a contribuição das ações formativas na consolidação do Programa Saúde na Escola. Para ela, mais que um espaço de formação, o curso foi também um lugar “de reconhecimento, de valorização, de aproximação de um com o outro, de fortalecimento das relações entre si e com outros atores que são relevantes para a consecução da política [do PSE] em cada território, em cada escola”.
A importância das qualificações e das parcerias institucionais para a promoção do PSE nos territórios também foi tema da fala de Márcio Florentino. “Nós falamos hoje em nome de uma rede, que estamos constituindo com mais de 30 universidades. Isso também é um patrimônio que a gente está construindo para o PSE, no sentido de que toda essa produção, esses planos e estratégias, vão ser úteis, de fato, para consolidar o Programa como essa política que a gente deseja”, disse, em menção à Rede de Pesquisa e Extensão do PSE.

Compartilhando experiências e resultados
Os resultados alcançados no Curso de Planejamento Participativo do Programa Saúde na Escola foram tema do primeiro webinário de encerramento dos MFs I e II. A apresentação inicial ficou a cargo do Coordenador Pedagógico do ‘Fortalece PSE!’, Antônio Cardoso. Ele fez coro às falas dos(as) colegas da mesa de abertura ao destacar que o trabalho desenvolvido nos últimos três meses não se encerra ali. “Temos a expectativa de que vocês todos sejam agentes multiplicadores, não só de uma certa metodologia do planejamento, mas do aceite para esse trabalho intersetorial, que é desafiador, de fato, mas que é imprescindível a essa política [PSE] em especial”, disse aos(às) cursistas.
Na sequência de sua fala, Antônio Cardoso fez uma breve apresentação do Curso de Planejamento Participativo do PSE, destacando suas bases teóricas e as atividades práticas desenvolvidas ao longo do processo formativo. Iniciada em junho de 2025, a formação teve como públicos-alvo gestores dos GTI-Ms de 156 municípios brasileiros – cidades indicadas pelos GTIs estaduais com base em critérios propostos pelo MS – e 29 representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras nos Projetos de Extensão Saúde-Escola.
A apresentação de resultados alcançados ao longo dos últimos três meses também veio a partir da fala de cursistas. Representantes de sete das oito turmas do curso compartilharam com o público suas experiências e desafios, bem como os Diagnósticos Situacionais e os Planos de Objetivos, Ações e Metas elaborados por seus respectivos GTI-Ms – atividades que integram a parte prática da formação. Ressalta-se que a apresentação de uma das turmas precisou ser adiada para o próximo encontro de encerramento.
Uma das falas foi de Catia Nascimento, coordenadora do PSE no município de Feijó, no Acre. Ela destacou seu orgulho em fazer parte dessa política pública. “Para mim, o PSE, de todos os programas, é o que mais tem a cara da saúde, porque ele conversa com todos, dizendo que saúde deve ser feita por todos!”, ressaltou, exaltando a troca de saberes e a gestão intersetorial como outros pontos fortes do Programa.
Matheus Brancaglion é articulador estadual do ‘Fortalece PSE!’ e acompanhou os trabalhos de municípios dos estados do Rio de Janeiro, Piauí e Mato Grosso do Sul. Ele manifestou sua satisfação em fazer parte das ações pedagógicas. “Conhecer técnicos e técnicas que estão empenhados e dedicados ao Programa Saúde na Escola nos alegra, nos enche de vontade de prosseguir!”, contou.
O articulador, que também foi mestre de cerimônia da sessão de encerramento, destacou sua alegria em ver os resultados do trabalho formativo, desenvolvido entre municípios com realidades tão diversas. “A gente tem o momento de formação como um espaço de reconhecimento, um espaço de construção, de conhecer quem é seu colega, fazendo a intersetorialidade, e também de expor dúvidas e trocar [experiências]”, ressaltou.
Protagonismo juvenil e territórios em foco
O segundo encontro de encerramento dos Momentos Formativos I e II será realizado na tarde do dia 18. Na ocasião, serão apresentados resultados alcançados no Curso para o Protagonismo de Adolescentes e Jovens, que teve como público-alvo os(as) 27 jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ e docentes, estudantes e voluntários das IES parceiras da Rede de Extensão e Pesquisa do Programa Saúde na Escola. Esse time vai atuar na implementação dos Projetos Saúde-Escola, que visa a formação de Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania em escolas de todo o Brasil.