Seminário Nacional promove diálogo entre gerações e fortalece o protagonismo juvenil no Programa Saúde na Escola

Jovens presentes no evento participaram de rodas de conversa e puderam manifestar suas pautas junto ao público

O protagonismo juvenil é uma das principais metas do ‘Fortalece PSE!’. Uma das ações previstas pelo projeto é a formação de Jovens Agentes Promotores da Saúde, da Ciência e da Cidadania. Durante o Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado nos dias 05 e 06 de dezembro, em Brasília (DF), a equipe de articuladores jovens do ‘Fortalece PSE!’ intermediou o diálogo com os representantes da juventude brasileira presentes.

Dentre as atividades, foram realizadas duas rodas de conversa, coordenadas pela psicóloga e articuladora Thais Freitas. Na primeira sessão, que contou também com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da coordenação do ‘Fortalece PSE!’, os cerca de 20 jovens e adolescentes presentes puderam conhecer melhor o Programa e suas propostas de ação, bem como dar suas contribuições, a partir de suas vivências e experiências.

O segundo dia também foi marcado por trocas entre os(as) protagonistas juvenis, que representaram, no Seminário, diferentes entidades e movimentos sociais de todo o Brasil. Caracterizado pela diversidade e pela pluralidade étnico-racial, cultural, etária, educacional/formativa, regional e de gênero, o grupo firmou o compromisso de elaborar um manifesto da juventude para o PSE, com contribuições que reflitam as particularidades de cada região/território.

Para Thais, esse diálogo possibilita conhecer a realidade de cada território, bem como viabiliza a participação dos(as) jovens na construção teórica e prática de medidas direcionadas a eles(as). “A gente precisa dessa diversidade de jovens construindo a estrutura e as políticas do PSE, para que a gente consiga, de fato, ser um programa eficaz; para que a gente consiga atingir o percentual de escolas prioritárias, mas, também, atingir minimamente a diversidade da juventude brasileira”, argumentou. 

Também articulador jovem do ‘Fortalece PSE!’, o estudante de direito e ativista Pedro Oliveira participou das atividades. Ele destacou a importância da integração dos(as) jovens na discussão de temas que os(as) afetam de forma direta. “O protagonismo juvenil representa mais do que uma faceta do Brasil: quando a gente fala sobre protagonismo juvenil, a gente fala sobre inúmeras caras, vivências, realidades, expectativas, sonhos, frustrações e medos, que necessitam ser representados em todos os espaços”, complementou.

Outro espaço de fala dado à juventude foi o palco do evento, onde alguns(mas) destes(as) protagonistas puderam manifestar e expor suas insatisfações, sugestões, demandas e bandeiras aos(às) demais participantes – dentre eles(as), autoridades governamentais e representantes estaduais das áreas da saúde e da educação.

A blogueira e ativista queer Micaela Campos, criadora do canal Mica Explica, salientou a importância da representatividade de mulheres e homens trans em espaços como o Seminário. “Não se faz política sem a juventude, principalmente quando a gente fala de um projeto como o PSE e, principalmente, sem uma juventude plural e diversa”, defendeu a representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Quem também se expressou foi a jovem indígena Samara Maranhão, da etnia Borari. Ela destacou as consequências das queimadas e do desmatamento ao meio-ambiente e às comunidades amazônicas. “A fumaça que invade nossos pulmões não é só um resultado das queimadas. Ela carrega a ausência de políticas públicas e a indiferença do descaso com nosso povo”, desabafou. 

Moradora de Santarém (PA), a ativista indígena aproveitou o espaço de fala para pedir pelo fortalecimento do PSE nos territórios amazônicos. “Esse programa pode ser uma ferramenta crucial para proteger nossas crianças e comunidades, promover ações e prevenção, cuidando e acompanhando as nossas condições de saúde. Ele pode ajudar a gente a não morrer sufocado, a respirar novamente e ter esperança de um futuro, de viver numa Amazônia sem ser só um ato de resistência!”. 

O protagonismo juvenil se fez presente, ainda, como tema de uma das mesas do Seminário Nacional, realizada na manhã do dia 06. Coordenada por Pedro Oliveira e pela assistente social Caroline Moreira, integrante do MS, a atividade reuniu representantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-Es) – responsáveis pela gestão do PSE nas unidades federativas – do Acre, do Rio Grande do Sul, de Góias, do Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal, do Pará e da Paraíba. 

Em suas exposições, estes(as) gestores(as) apresentaram discussões e propostas que guiaram a elaboração dos planos estaduais do PSE por seus respectivos GTI-Es, tendo como foco de fala temáticas relacionadas à juventude. Foram abordados aspectos como saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, bullying e ciberbullying, pobreza menstrual, alimentação saudável e prevenção do uso de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas. 

O estudante Samuel Ramos, de 17 anos, representou o GTI-E de Goiás na mesa e destacou a responsabilidade de estar ali. “Não é sobre ocupar uma cadeira, é sobre realmente ser levado a sério, ouvido, escutado. É sobre tirar tradicionalismos, conflitos geracionais, para que a gente consiga, realmente, levar a juventude a sério e entender a importância da participação nesses espaços”, ressaltou. O educando falou, ainda, sobre a expectativa de que o protagonismo jovem no PSE seja, de fato, garantido. “A juventude é barulhenta, potente e um agente de transformação!”, complementou Ramos.

Os(as) jovens que participaram do Seminário Nacional também puderam conhecer os planos propostos pelos outros GTI-Es e as ações previstas pelo Governo Federal para o PSE nos próximos dois anos. Mais do que isso, puderam estreitar os laços com representantes dos estados presentes no evento, união que pode vir a gerar bons frutos às ações do Programa. Como bem entoado por estes(as) protagonistas da juventude brasileira: “Saúde e Educação. O PSE fortalece a nação!”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias

Fortalece PSE

Coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’ apresentam resultados alcançados na formação de gestores(as) estaduais do PSE

Integrantes do projeto também falaram sobre os processos formativos que estão sendo desenvolvidos com foco nos municípios  Na tarde desta quarta-feira (03), os coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’, Monarko Azevedo e Antônio Cardoso, apresentaram resultados alcançados pelo Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE oferecido a gestores(as) estaduais

Leia mais »
Fortalece PSE

Representantes do Ministério da Saúde e dos GTIEs se reúnem para discutir as próximas ações do PSE

Durante o encontro foram apresentados critérios orientadores para seleção de municípios para o Curso de Planejamento Participativo em Saúde e Educação Na tarde da última segunda (5), o Ministério da Saúde (MS) realizou uma reunião online com representantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTIEs) para discutir as próximas ações

Leia mais »