Seminário Nacional do
Programa Saúde na Escola
O Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) reuniu representantes de diversas esferas de governo, educadores, profissionais de saúde, pesquisadores e parceiros institucionais para discutir e planejar ações voltadas à promoção da saúde nas escolas brasileiras. Com foco na implementação dos Planos Estaduais e no alinhamento de iniciativas para o biênio 2025-2026, o seminário abordou temas como mobilização social, cidadania, protagonismo juvenil e educação permanente.
Entre os destaques do evento estiveram a apresentação do Projeto Escola, que foi incorporado aos planos estaduais e desenvolvido em escolas aderentes ao PSE, e o lançamento da nova Portaria do Ministério da Saúde, que servirá como norte para as ações futuras do programa.
Ao longo dos dois dias, a programação incluiu mesas-redondas, exposições e momentos culturais, além da formatura dos participantes do Curso de Atualização em Planejamento Estratégico Situacional do Fortalece PSE. O evento fortaleceu a integração entre educação e saúde, promovendo um ambiente escolar mais saudável e inclusivo para crianças e adolescentes em todo o Brasil.
O Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.
Programação
Dia 5 de dezembro – 9 às 18 horas
8h30 – Café com Petit Four
8h30 às 9h – Credenciamento.
9h – Mesa de abertura – Autoridades convidadas – Ato cultural de assinatura\lançamento da Portaria Ministério da Saúde do biênio 2025\2026.
10h – Exposição: Projetos Nacionais de Mobilização e Participação Social Promovendo Cultura, Arte, Ciência e Cidadania nas Escolas – Fortalece PSE, MS e MEC.
10h30 – Mesa Redonda 1: Planejamento Participativo: Apresentação de Planos de Objetivos, Ações e Metas 2025/2026 de 5 GTI-E e do GTI-DF com foco na produção coletiva do Plano – 10min/GTI-E: BAHIA, ESPÍRITO SANTO, MATO GROSSO, SÃO PAULO, RIO GRANDE DO NORTE e RIO DE JANEIRO.
12h30 – 14h – Almoço
14h – Mesa Redonda 2: Adesão dos municípios e escolas ao PSE – Biênio 2025/26: Apresentação de 7 Planos Estaduais dos GTI-E com foco nas ações de mobilização dos municípios e escolas prioritárias para adesão ao PSE biênio 2025/26 – 10min/GTI-E: ALAGOAS, PARANÁ, RONDÔNIA, SANTA CATARINA, TOCANTINS, MINAS GERAIS e AMAZONAS.
16h – Mesa Redonda 3: Protagonismo Juvenil: Apresentação de 7 Planos Estaduais dos GTI-E com foco nas ações de Protagonismo Juvenil – 10min/GTI-E: ACRE, RIO GRANDE DO SUL, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL, DISTRITO FEDERAL, PARÁ e PARAÍBA.
17h30 – Coffee Break
18h – Encerramento do dia.
Dia 6 de dezembro - 9h às 18 horas
9h – Mesa Redonda 4: Educação Permanente e Apoio Técnico aos GTI-M: Apresentação de 7 Planos Estaduais dos GTI-E com foco nas ações de Educação Permanente e Apoio Técnico aos GTI-M – 10min/GTI-E: CEARÁ, MARANHÃO, PERNAMBUCO, RORAIMA, SERGIPE, PIAUÍ e AMAPÁ.
11h – Exposição: Apresentação de Proposta de Capacitação dos GTI-M e Escolas prioritárias – Coordenação Pedagógica Projeto Fortalece PSE (UFG e UFSB).
12h – Ato de Formatura no Curso de Atualização em Planejamento Estratégico Situacional – Coordenação Pedagógica Projeto Fortalece PSE (UFG e UFSB).
12h30 – 14h – Almoço
14h – Exposição: Apresentação de Desenho para os Projetos Escolas e sua integração/interação aos Planos Estaduais.
15h – Exposição: Esclarecimentos acerca do processo de adesão ao PSE – Biênio 2025\2026 – MS/MEC.
16h – Exposição: Apresentação Plano Nacional do GTI-F – 2025\2026 – MS/MEC.
17h – Encaminhamentos.
17h30 – Encerramento e Coffee Break.
Confirme sua presença
Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de elaboração de listas de autorização de entrada no seminário.
Seminário Nacional do PSE reúne autoridades e parceiros institucionais do programa
Autoridades governamentais e parceiros institucionais do Programa Saúde na Escola (PSE) compuseram a mesa de abertura do Seminário Nacional do PSE. O evento teve como foco principal a apresentação de planos, objetivos e metas estabelecidas para as ações do PSE no biênio 2025-2026.
Durante sua fala, a professora Edsaura Pereira, Coordenadora Geral do ‘Fortalece PSE!’, ressaltou as dificuldades no exercício da cidadania por crianças e jovens brasileiros(as), como a falta de condições adequadas de moradia, alimentação, saneamento básico e da acesso à informação, saúde e educação.
Entre outros convidados, também estavam presentes, o Secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Felipe Proenço; a Coordenadora Geral de Assuntos Estratégicos da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ana Valéria Dantas; a Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Marcela Alvarenga; a representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Vitória Davi; o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Marcos Martins; a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Luciana Sepúlveda; a Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Mércia de Carvalho; o Chefe de Desenvolvimento de Jovens e Adolescentes da UNICEF no Brasil, Mário Volp; a Oficial de Programas de Educação da Unesco no Brasil, Mariana Braga; a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Regiane Rezende; além da Coordenadora-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde, Kátia Souto, que destacou, durante sua fala, o componente democrático de atuação do Programa e explicou a atuação do PSE, no sentido de garantir que adolescentes, jovens e crianças tenham acesso a seus direitos.
Diálogo entre gerações e fortalecimento do protagonismo juvenil no Programa Saúde na Escola
O protagonismo juvenil é uma das principais metas do ‘Fortalece PSE!’. Uma das ações previstas pelo projeto é a formação de Jovens Agentes Promotores da Saúde, da Ciência e da Cidadania. Durante o Seminário Nacional do PSE, a equipe de articuladores jovens do ‘Fortalece PSE!’ intermediou o diálogo com os representantes da juventude brasileira.
Durante o evento, foram realizadas diversas atividades com os jovens, como rodas de conversa e outros espaços de diálogo. O protagonismo juvenil também se fez presente como tema de uma das mesas do Seminário Nacional, reunindo representantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-Es), e também no palco do evento, onde alguns(mas) destes(as) protagonistas puderam manifestar e expor suas insatisfações, sugestões, demandas e bandeiras aos(às) demais participantes – dentre eles(as), autoridades governamentais e representantes estaduais das áreas da saúde e da educação.
Para saber mais sobre o protagonismo juvenil nas ações do PSE clique abaixo.
Gestores(as) estaduais apresentaram propostas para o Programa Saúde na Escola
O trabalho dos GTI-Es durante o ano de 2024 foi marcado por duas etapas principais. A primeira delas foi a capacitação de seus integrantes no Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE, oferecido pelo projeto ‘Fortalece PSE!’. A formação foi realizada a partir de encontros online e de oficinas regionais presenciais, com suporte pedagógico de um time de articuladores(as) e facilitadores(as).
Durante o Seminário Nacional, os certificados de conclusão do curso foram entregues a representantes de cada estado, um ato simbólico de diplomação dos(as) mais de 400 formandos(as).
Parte dos resultados foi exposta em quatro mesas temáticas. O planejamento participativo – com foco na produção coletiva das propostas estaduais -, e a adesão de municípios e escolas ao PSE – com enfoque em escolas prioritárias (rurais, indígenas, quilombolas, em assentamentos, creches públicas e escolas vinculadas ao sócio-educativo) e na mobilização para adesão no próximo biênio -, pautaram as exposições.
A elaboração coletiva dos planos foi um dos principais aspectos abordados nas exposições. Continue lendo clicando no botão abaixo.
Publicação de nova portaria de adesão e formação de gestores(as) municipais integram ações do PSE para o biênio 2025-2026
O encerramento do Seminário Nacional do PSE se deu com a apresentação de propostas de ação para o biênio 2025-2026. O público pôde conhecer as atividades previstas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTI-F) e pelo projeto ‘Fortalece PSE!’. A previsão é de que escolas interessadas tenham até meados de março do ano que vem para pactuar-se, processo que deve ser feito por meio do preenchimento do Termo de Adesão, no portal e-Gestor Atenção Primária à Saúde.
Os(as) participantes do Seminário Nacional também puderam conhecer as atividades propostas pelo ‘Fortalece PSE!’ para o próximo biênio. As ações do projeto se baseiam em três metas principais: a formação e a articulação de gestores(as) estaduais; a qualificação de gestores(as) municipais e de profissionais da saúde e da educação que atuam nas escolas prioritárias, e a promoção do protagonismo juvenil.
Confira todos os detalhes clicando abaixo.
Registros do Seminário Nacional do PSE: momentos que marcaram a integração entre saúde e educação para um futuro mais saudável nas escolas brasileiras.