Escrito por: cee.se.gov.br
A Conselheira Maryvan Santos Silveira participou no período de 21 a 23 de agosto de 2024, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, Salvador, Bahia, do “Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE)”, que integra o Projeto Fortalece PSE!, fruto de uma parceria firmada entre o Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (DEPPROS/SAPS/MS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O referido curso, voltado aos membros dos Grupos de Trabalho Intersetoriais-Estaduais (GTI-E) e os articuladores estaduais do Projeto Fortalece PSE!, tem o objetivo de estruturar, qualificar e fortalecer o PSE sob a perspectiva da intersetorialidade, da participação social e do protagonismo juvenil até 2026, e conta como base estruturante o Planejamento Estratégico-Situacional (PES), visando a elaboração do Plano Estadual do PSE.
Para a Conselheira, que integra o GTI de Sergipe do PSE como representante do Colegiado, a participação do CEE/SE nesta frente que busca o fortalecimento do programa é extremamente importante:
“Como representante do CEE-SE, tive a honra e a oportunidade de aprender e discutir com representantes de todos estados nordestinos, contamos com a presença de representantes intersetoriais de cada Estado, tendo como finalidade conhecer experiências de promoção da saúde na escola, as quais utilizam metodologias participativas integradas e articuladas e debater sobre as experiências de cada Estado. Participamos do reconhecimento mútuo dos membros dos Grupos de trabalhos intersetoriais em nível estadual (GTI-E) e apoiadores do Projeto Fortalece PSE!, compreendendo no evento a análise da situação do PSE em nosso Estado, com foco nas relações interfederativas; a fim de contribuir com as normativas que vão orientar o Plano Estadual do PSE – SE até 2026. Sendo fundamental a participação dos conselhos estaduais em apoiar institucionalmente as normativas a serem estabelecidas. Participamos das oficinas, na perspectiva de contribuir para elaboração do Plano de Sergipe, para o programa e apoiar a normatização do GTI-E em nosso estado”, disse a Conselheira.
O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída em 2007, com o objetivo de promover a integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Alicerçado na gestão compartilhada das ações, de forma a atender às necessidades e às demandas locais, tem como base central a articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde.