Projeto de fortalecimento do Programa Saúde na Escola – Fortalece PSE! realiza oficina presencial em Belém/PA

Escrito por: ver-o-fato.com.br

em  06/09/2024

Evento reuniu representantes dos GTI-Es de todos os estados da região Norte

A coordenadora pedagógica do projeto Fortalece PSE!, Jane Mary Guimarães, explicou que o curso é dividido em três momentos formativos. No primeiro, realizado de forma remota, os participantes fizeram uma atividade expositiva sobre a realidade de seu estado, em relação às ações do Programa Saúde na Escola. “Durante o segundo momento formativo, realizado no Instituto Federal do Pará, em Belém, os participantes começaram a construir os planos de trabalho, com três focos principais: a institucionalização do GTI-E, o protagonismo juvenil e a formação dos gestores estaduais. O terceiro momento formativo será feito por meio da plataforma AVA e terá como objetivo o aprimoramento das ideias discutidas na etapa presencial,” detalhou Jane.

A coordenadora geral do projeto, Edsaura Pereira, e o coordenador pedagógico, Monarko Azevedo, destacaram os principais objetivos do Fortalece PSE. “Buscamos estruturar, qualificar e fortalecer o Programa Saúde na Escola, com foco na extensibilidade, na participação social e no protagonismo da criança e do adolescente. Queremos garantir direitos, cidadania e justiça a essa população,” afirmou Edsaura. “O objetivo é fortalecer a integração entre saúde e educação nas escolas, criando um ambiente mais saudável para os alunos,” acrescentou Monarko.

Diálogo e Intercâmbio de Ideias

Durante os três dias de oficina, os participantes trocaram experiências, discutiram desafios e refletiram sobre possíveis estratégias para enfrentar as dificuldades específicas de cada estado. De acordo com o coordenador geral, Márcio Florentino, a preparação do projeto começou bem antes do evento presencial. “Já realizamos oficinas remotas, articulações com parceiros e muitas reuniões com o MEC e o Ministério da Saúde para construir, de forma colaborativa, o fortalecimento do PSE. Após consolidarmos a equipe e estruturarmos a proposta político-pedagógica do projeto, agora enfrentamos o desafio de atuar junto aos municípios, escolas e territórios, com o protagonismo juvenil como base desse processo, de forma ativa e articulada com as escolas, famílias e a comunidade.”

Os coordenadores pedagógicos Antônio Cardoso e Jane Mary explicaram o que os gestores podem esperar das próximas etapas do curso. “Nosso principal objetivo é atender às necessidades dos GTI-E, que coordenam o PSE em cada unidade da federação. A partir das contribuições das duas universidades formadoras, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), estamos desenvolvendo um curso que atende a essas demandas, com o objetivo de colaborar na construção do Plano de Trabalho de cada estado. Esperamos que o tema da saúde se torne uma prioridade nas escolas,” comentaram.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e das Secretarias Municipais de Saúde de todos os estados da região Norte. A coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde, Kátia Souto, destacou a importância de fortalecer o Programa Saúde na Escola. “O PSE transforma corações e mentes por meio da participação social. É a partir do protagonismo das crianças, adolescentes e jovens que buscamos promover a transformação social e fortalecer a democracia,” concluiu.

Fonte: Comunicação MS.

Matéria original: Acesse aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias