Atividade integra a programação da Oficina Fortalece PSE, realizada nos dias 02 e 03 de julho na capital federal
Na manhã desta quarta-feira (02/07), o Comitê Gestor do Projeto “Fortalece PSE!” se reuniu com representantes dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) para avaliar as ações e discutir o planejamento estratégico para as próximas atividades do projeto.
A atividade integra a programação da Oficina Fortalece PSE, que acontece nos dias 02 e 03 de julho, no Instituto Federal de Brasília. O evento tem como objetivo apresentar informações sobre a formação de gestores(as) municipais do Programa Saúde na Escola (PSE), sobre os Projetos de Extensão Saúde-Escola e sobre a atuação de nossos(as) jovens mobilizadores(as) nos territórios.
Estiveram presentes na reunião Kátia Souto, Coordenadora Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPROS) do MS; Ana Valéria Dantas, Coordenadora Geral de Assuntos Estratégicos da Educação Básica do MEC; Edsaura Pereira e Márcio Florentino, coordenadores- gerais do “Fortalece PSE!”, e Jane Mary Guimarães, Antônio Cardoso e Monarko Azevedo, coordenadores pedagógicos do Projeto.

Como destacado pela representante do MEC, Ana Valéria Dantas, a integração entre saúde e educação é imprescindível para a implementação do PSE nos territórios. “As expectativas que a gente constrói para que as coisas aconteçam dentro das escolas só vão se concretizar se essas instituições estiverem envolvidas desde o início. Essa é nossa crença e nosso esforço!”, afirmou, sobre a atuação dos ministérios e do “Fortalece PSE!” na articulação entre os níveis federal, estadual e municipal do Programa.
Neste percurso, as parcerias com instituições de ensino superior (IES) e da sociedade civil organizada têm sido fundamentais. Como destacado por Kátia Souto, essas colaborações tem se ampliado cada vez mais nos territórios, representando oportunidades de fortalecimento do PSE. “A gestão estadual tem que fazer o ‘Fortalece PSE!’ nos territórios. Esse caminhar que nós proporcionamos, de parcerias, estão muitas vezes nos territórios, disponíveis para integrar o processo em nível estadual”, disse a representante do MS sobre a importância da atuação dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTIEs) em cooperação com os diversos parceiros institucionais do “Fortalece PSE!”.
A importância dessas colaborações também foi destacada por Edsaura Pereira, que jogou luz sobre a atuação dos(as) jovens mobilizadores(as) nesse processo. Segundo ela, o grupo de 27 representantes da juventude está cada vez mais envolvido, por dentro e motivado para colocar em ação a agenda do PSE. “Já estão demonstrando esse potencial mobilizador e disseminador”, afirmou. “Nós, Instituições de Ensino, também devemos acessar o PSE por meio de nossas atividades práticas”, complementou, ao se referir ao potencial transformador das práticas e vivências do ensino superior nas ações do PSE.
A reunião foi aberta ao público e acompanhada por representantes dos GTIEs, de instituições formadoras responsáveis pelos Projetos Saúde-Escola e de organizações da sociedade civil parceiras do “Fortalece PSE!”.
Integração dos(as) jovens mobilizadores(as)
Em paralelo à reunião do Comitê Gestor, representantes do “Fortalece PSE!” e dos ministérios se reuniram com os(as) 27 jovens mobilizadores(as) do Projeto. Foi a primeira vez em que o grupo se encontrou presencialmente e a atividade teve como intuito principal promover a integração desses(as) jovens.

Durante uma roda de conversa, eles(as) puderam se apresentar, compartilhar experiências de vida, de militância e com o PSE em seus territórios, bem como falar sobre suas expectativas de trabalho no “Fortalece PSE!”. O encontro também teve um momento dedicado ao esclarecimento de dúvidas.
Programação da Oficina Fortalece PSE
Na tarde desta quarta-feira, o Comitê Gestor e integrantes dos Ministérios da Saúde e da Educação se reúnem com representantes dos GTIEs, das instituições formadoras parceiras e da juventude para articular ações de formação dos(as) gestores municipais do PSE.
Uma Oficina do Protagonismo Juvenil, a apresentação da rede de instituições parceiras do PSE e uma roda de diálogo sobre os Projetos Saúde-Escola marcam os segundo dia de atividades do evento.