Integrantes do projeto vão capacitar estudantes e profissionais da saúde e da educação como agentes promotores da saúde nas escolas e territórios
A equipe do ‘Fortalece PSE!’ se reuniu na última segunda-feira (03/11) para elaborar diagnósticos e traçar planos de ação para o Momento Formativo III (MF III), que tem como finalidade principal a formação de Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania em escolas públicas de todo o Brasil. A capacitação tem como público-alvo estudantes, profissionais da saúde e da educação, lideranças comunitárias e membros de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e de outras entidades parceiras das áreas de atuação do Programa Saúde na Escola (PSE).
O encontro dessa semana fechou uma série de reuniões, iniciadas no mês de outubro, com objetivo de preparar a equipe do ‘Fortalece PSE!’ para atuar nos Núcleos de Apoio Pedagógico (NAPs). Os NAPs são resultado do trabalho desenvolvido por facilitadores(as) pedagógicos, professores(as)-coordenadores(as) das Instituições de Ensino Superior parceiras e jovens mobilizadores(as) do projeto ao longo do Momento Formativo I – Curso para o Protagonismo de Adolescentes e Jovens.
Para o MF III, os NAPs ganham reforço dos(as) demais integrantes do ‘Fortalece PSE!’, além de contar com a parceria dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-Es) e Municipais (GTI-Ms) do PSE. Organizados por regiões – NAP Norte, NAP Nordeste 1, NAP Nordeste 2, NAP Sudeste e NAP Centro-Oeste/Sul -, esses Núcleos vão dar suporte na finalização dos Planos de Objetivos, Ações e Metas dos municípios participantes do MF II e na indicação e adesão das escolas que vão participar do Momento Formativo III.
Ao longo da capacitação, que tem início previsto para março de 2026, os integrantes dos NAPs vão atuar na formação dos(as) Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania nas escolas e territórios indicados na etapa anterior. O trabalho dos Núcleos também envolve suporte à elaboração e implementação dos Projetos Saúde-Escola e a construção de diagnósticos situacionais sobre as ações do PSE que já são desenvolvidas pelas instituições de ensino participantes do MF III.
Para oficializar a organização e a preparação de cada Núcleo, a reunião de segunda-feira foi dividida em três momentos principais. No primeiro deles, o Coordenador Pedagógico do ‘Fortalece PSE!’, Antônio Cardoso, apresentou a todos(as) os(as) presentes uma contextualização do Momento Formativo III e de como se dará a atuação dos NAPs ao longo desse novo processo de formação.
Na sequência, os(as) integrantes de cada Núcleo se reuniram em salas virtuais, momento em que puderam fazer um diagnóstico da atual situação de seus estados-membros no que diz respeito à indicação de escolas para participar do MF III. Também puderam discutir e propor soluções para problemas identificados durante o referido balanço.
No final, toda equipe do ‘Fortalece PSE!’ voltou a se reunir em plenária e representantes da cada um dos NAPs compartilharam com o grupo os diagnósticos e as soluções propostas por eles para contornar os problemas identificados. O momento foi importante para fortalecer a troca de experiências e potencializar a preparação dos Núcleos para atuar nas escolas e territórios.
Trabalho coletivo e colaborativo
A construção dos NAPs reflete um caráter importante das atividades do ‘Fortalece PSE!’: o trabalho coletivo. “O Projeto funciona como uma espiral, que vai ampliando e agregando novos atores. A gente entende que o próprio NAP é também uma forma de demonstrar o quanto a gente valoriza as diferentes habilidades, expertises dos membros da equipe, dos atores envolvidos”, ressaltou Monarko Azevedo, Coordenador Pedagógico do projeto.
Para Monarko, o aspecto coletivo do trabalho do ‘Fortalece PSE!’ também ficou evidente na oficina realizada nessa segunda-feira: “[Esse encontro nos possibilita] pensar, de maneira coletiva, participativa e democrática, a partir de uma escuta qualificada de todos vocês, sobre quais serão as próximas ações, que estratégias nós adotaremos a partir daqui para alcançar o restante das nossas metas”.
O Coordenador Pedagógico relembrou, ainda, os resultados alcançados nos momentos formativos anteriores, que resultaram na capacitação de 416 gestores(as) estaduais e 450 gestores(as) municipais do Programa Saúde na Escola, de 27 jovens mobilizadores(as) e de mais de 200 integrantes das equipes das IES parceiras. Monarko também ressaltou a importância do ‘Fortalece PSE!’ no processo de institucionalização de vários GTI-Es e na promoção do protagonismo juvenil. “Até aqui a gente tem alcançado importantes resultados, importantes avanços para o nosso projeto, que agora tem o desafio grande de se articular para alcançar as escolas e territórios”, complementou, mencionando a relevância da preparação da equipe para a nova etapa formativa.
O caráter colaborativo das atividades do Projeto e do próprio PSE também foi destaque na fala de Kátia Souto, Coordenadora Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPROS) do Ministério da Saúde (MS). “Sabemos que esse país é diverso, plural, super diferente. Essa diversidade nos desafia a pensar essa articulação interfederativa, intersetorial, com apoio das Instituições Formadoras, com muita flexibilidade, porque tem essa diversidade no próprio território”, ressaltou.
Kátia Souto, que é também Coordenadora Nacional do PSE no MS, falou ainda sobre o papel fundamental dos GTI-Es e dos GTI-Ms na construção de pontes com as escolas e territórios, locais onde o MF III vai ser desenvolvido. “O território se expressa com força e essa força ganhou mais instrumentos e, principalmente, potência, a partir desse colegiado, desse coletivo”, complementou, reforçando a relevância das parcerias para o trabalho de fortalecimento do Programa Saúde na Escola.
Para Edsaura Pereira, Coordenadora-Geral do ‘Fortalece PSE!’, a articulação entre os diferentes integrantes do Projeto e destes com os GTIs e outras entidades parceiras, potencializam a atuação dos NAPs. Essas colaborações possibilitam a adoção de soluções e o desenvolvimento de atividades mais alinhadas com as realidades de cada comunidade. “[Os(as) jovens capacitados(as) no MF III] vão, depois, junto com GTI-Es, GTI-Ms, instituições formadoras, escolas e as demais pessoas envolvidas, continuar esse processo do protagonismo da criança e do adolescente”, complementou. Dessa forma, destacou Edsaura, fortalecemos as bases para a “construção de um PSE forte, equânime e que, de fato, provoque as transformações que a gente deseja!”.




