Equipe composta por jovens mobilizadores(as) e integrantes de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras vai auxiliar na implementação dos Projetos de Extensão Saúde-Escola

Na tarde da última quinta-feira (18/09) o ‘Fortalece PSE!’ realizou o segundo webinário de encerramento dos Momentos Formativos (MFs) I e II. Esse segundo encontro teve como objetivo principal fazer um balanço do MF I, Curso para o Protagonismo de Adolescentes e Jovens, e apresentar as próximas ações pedagógicas do Projeto.
A solenidade de abertura contou com a presença de Gracielly Delgado, representante da Coordenação Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Ministério da Saúde (MS). Para ela, os momentos formativos evidenciam o potencial e o engajamento da equipe do ‘Fortalece PSE!’ em ações que vêm para transformar a realidade da saúde e da educação nas escolas brasileiras. “[O ‘Fortalece PSE!’] caminha com essa missão extremamente desafiadora que é chegar no Brasil profundo, que é chegar no território, discutir com os municípios, que é onde toda a magia do Programa Saúde na Escola acontece”, ressaltou.
Gracielly Delgado destacou, ainda, a importância do PSE para a operacionalização de políticas públicas de saúde. “Por meio dele, a gente consegue organizar a Atenção Primária, a gente consegue colocar em prática outras ações extremamente fundamentais para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no território”, ressaltou a representante do MS. “E nada mais revitalizante do que fazer isso com a juventude, que nos deixa fortalecidos para enfrentar tudo que o nosso país precisa enfrentar”, complementou, parabenizando cursistas e equipe pedagógica por mais uma etapa de capacitação concluída.
Na sequência, a palavra foi passada à Coordenadora Pedagógica do ‘Fortalece PSE!’, Jane Guimarães, que iniciou sua fala ressaltando a alegria de finalizar as duas etapas de formação. “[Essas capacitações] fortalecem nossa equipe para participar, daqui pra frente, da implementação do Momento Formativo III, onde a gente vai dar continuidade a um processo formativo que nos possibilite fazer com que as escolas se sintam apoiadas a criarem os seus Projetos Saúde-Escola, resolvendo problemas identificados nos diversos territórios”, destacou, em referência a próxima etapa de trabalho.
Jane também apresentou um breve resumo do Momento Formativo I, que teve como público de interesse os(as) 27 jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ e os(as) 29 docentes, 87 bolsistas e 97 voluntários(as) das equipes das IESs parceiras. O objetivo foi capacitar esse time para atuar no acompanhamento, elaboração, implementação e avaliação dos Projetos de Extensão Saúde-Escola nos diversos territórios escolares.
A abordagem pedagógica adotada envolveu a participação ativa da equipe de jovens mobilizadores(as). Na primeira etapa do curso, eles(as) coordenaram quatro dos cinco webinários, que tiveram rodas de conversa sobre temas como protagonismo de adolescentes e jovens no PSE e promoção da saúde, ciência, cultura e cidadania.
Ao lado de especialistas convidados(as), esses(as) jovens também ministraram os quatro encontros online da segunda etapa do curso, que abordou temáticas como saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, antirracismo e igualdade de gênero. Além disso, a juventude do ‘Fortalece PSE!’ participou da elaboração de um caderno pedagógico, usado como bibliografia durante o MF I.
A metodologia adotada aposta na força da formação de jovens por jovens, mote que também vai guiar o Momento Formativo III. “A gente compreendeu a importância do protagonismo de adolescentes e jovens, que precisam ser sujeitos do seu processo de formação. Eu acho que a gente vem conseguindo isso e precisa que isso se reflita nos diversos territórios escolares”, ressaltou Jane Guimarães.
Núcleos de Apoio Pedagógico
Além da qualificação dos 240 cursistas, a capacitação também teve como objetivo a construção de instrumentos diagnósticos para implementação dos Projetos Saúde-Escola nos territórios. O processo de elaboração destes documentos resultou na formação de quatro Núcleos de Apoio Pedagógico (NAPs), compostos por facilitadores(as) e articuladores estaduais do ‘Fortalece PSE!’, pelo time de jovens mobilizadores(as) do projeto e pelas equipes das IESs parceiras.
As atividades desses grupos foram embasadas por cinco eixos principais:
- Eixo I – Promoção da Saúde e Participação Social de Adolescentes e Jovens;
- Eixo II – Promoção da Saúde, Direitos Humanos e Antirracismo nas Escolas;
- Eixo III – Promoção da Saúde Mental, Arte e Cultura nas Escolas;
- Eixo IV – Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Humanos e Cidadania nas Escolas, e
- Eixo V – Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania nas Escolas.
O Eixo I é transversal às atividades de todos os NAPs e resultou na elaboração de um instrumento diagnóstico sobre Promoção da Saúde e Participação Social de Adolescentes e Jovens. Os outros quatro eixos guiaram de forma mais específica o trabalho de cada um dos Núcleos de Apoio Pedagógico, que também foram apresentados durante a cerimônia de encerramento. Representantes destes grupos compartilharam com o público informações sobre a composição deles, sobre seus processos de trabalho e sobre os instrumentos diagnósticos elaborados para investigação de suas respectivas temáticas nos territórios e escolas.
Depois de passarem por revisões, aprimoramentos e discussões, esses instrumentos diagnósticos servirão como base para a implementação da proposta do Momento Formativo III.

Próxima etapa formativa
O encerramento dos Momentos Formativos I e II marca o início de uma nova etapa, que tem como objetivo a implementação dos Projetos Saúde-Escola. Dentre outras metas, pretende-se formar mil Agentes Promotores da Saúde, Ciência, Cultura e Cidadania em escolas de todo o Brasil, fortalecendo o protagonismo de adolescentes e jovens como sujeitos do seu processo de formação e participação no PSE.
O Coordenador-Pedagógico do ‘Fortalece PSE!’, Antônio Cardoso, fez uma apresentação dos próximos passos das ações pedagógicas. Como relembrado por ele, essas atividades tiveram início em 2024, quando foram formados mais de 400 gestores(as) estaduais no Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE. Os Momentos Formativos I e II deram sequência às capacitações, que agora culminam em iniciativas que vão afetar e envolver, de forma mais direta, os territórios e comunidades escolares.
“A nossa expectativa [com o MF III] é capacitar/articular mil adolescentes e jovens estudantes da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de no mínimo quatro mil profissionais de saúde e quatro mil profissionais de educação, em um processo de implementação dos Projetos Saúde-Escola do PSE”, explicou Antônio Cardoso. A capacitação também será aberta para lideranças comunitárias atuantes nas comunidades escolares e para integrantes de organizações não-governamentais ou entidades locais cujo trabalho tenha alguma ligação com as áreas de interesse do PSE.
O coordenador pedagógico relembra que o Programa Saúde na Escola está presente em quase 100% dos municípios brasileiros, mas que ainda há limitantes no que diz respeito ao percentual de escolas aderidas e à integração e continuidade das ações. “Esse Momento Formativo III vem não no sentido de inventar a roda, mas de tentar qualificar esse trabalho que a gente sabe que já é realizado em algumas escolas, já com muita qualidade”, ressaltou.
A previsão é de que o MF III tenha início em outubro de 2025 e seja concluído em dezembro de 2026. Ele será desenvolvido em modalidade híbrida – com atividades remotas e presenciais – e terá carga-horária total de 80 horas. A indicação das escolas e dos profissionais de saúde e educação que vão participar desse momento formativo vai ser feita pelos Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-Ms) que participaram do MF II, em consonância com critérios pré-estabelecidos e sugeridos.