Papel das lideranças juvenis nas ações do PSE é destaque na mesa de abertura da Oficina Fortalece PSE

Solenidade contou com a participação de representantes do projeto, da juventude e dos ministérios da Saúde e da Educação

Protagonismo juvenil, articulação intersetorial e atuação dos GTIEs foram alguns dos temas abordados na mesa de abertura

Na manhã de quinta-feira (03) foi realizada a abertura oficial da Oficina Fortalece PSE. O evento aconteceu no Instituo Federal de Brasília e teve como objetivo apresentar informações sobre a qualificação de integrantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-Ms) do Programa Saúde na Escola (PSE), sobre os Projetos Saúde-Escola e sobre a atuação dos(as) jovens mobilizadores(as) nos territórios.

A solenidade de abertura foi presidida por Kátia Souto, Coordenadora Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPROS) do Ministério da Saúde (MS). Ela destacou a importância da articulação intersetorial entre o MS e o Ministério da Educação (MEC), representados na mesa por profissionais de diferentes secretarias e departamentos. 

A importância do protagonismo juvenil para a construção e implementação do PSE foi destacada na fala do Diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do MS (DGIP/MS), André Bonifácio. “Vocês tem uma responsabilidade considerável, porque representam o futuro de um país que gente quer: um país democrático, um país livre, um país que possa acolher todos e todas sem preconceito”, disse, se dirigindo aos jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ presentes no evento.

Para Maynara Nafe, representante da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, as ações do PSE vão além da promoção da saúde e da prevenção de doenças, trazendo o reconhecimento de que saúde e educação caminham juntas na garantia do bem viver das juventudes. “Quando o PSE aborda temas como saúde mental, alimentação saudável, prevenção à violência e atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ele está, na verdade, afirmando que nossas escolas precisam ser também espaços de cuidado”, destacou. Maynara também falou sobre a eficácia do Programa ao relatar que foi vacinada na escola durante uma campanha de imunização realizada na época em que o PSE foi lançado, no ano de 2007. “Eu sou prova de que essa política chega na ponta!”, celebrou.

Em consonância com a fala da representante da SNJ, Allan Greicon, que representou a Coordenação-Geral de Ensino Fundamental do MEC, argumentou não ser possível desconectar a formação do estudante em sua integralidade sem considerar os aspectos da saúde. Ele também ressaltou como as ações do Programa Saúde na Escola e do ‘Fortalece PSE!’ inspiram a construção de outras políticas públicas.

A juventude se fez presente não apenas nas falas, mas também como integrante da mesa de abertura, que contou com a participação do jovem mobilizador do ‘Fortalece PSE!’, Emerson Alencar. O estudante e militante mineiro lembrou a diversidade do grupo ali presente e a atuação histórica dos(as) jovens brasileiros(as) na luta pela garantia de direitos. “Democracia é você participar, com a sua individualidade e estar lá dentro dando a sua opinião, construindo o Estado brasileiro. O PSE faz isso!”, afirmou. “O PSE é resistência, o PSE é visão de futuro, é esperança, é uma sociedade melhor que a gente constrói”, complementou.

A esperança na construção de um futuro melhor também guiou a fala de Márcio Florentino, coordenador-geral do ‘Fortalece PSE!’, que se emocionou e emocionou o público presente ao falar da importância do cuidado com nossas crianças, adolescentes e jovens. “[O PSE] é uma política pública muito ligada à vida”, disse ao refletir que o papel do Programa vai além da promoção da saúde, envolvendo também o carinho, o combate à violência e outras ações que visam o bem-estar dos(as) educandos(as).

Como pontuado por Ana Valéria Dantas, Coordenadora-Geral de Assuntos Estratégicos da Educação Básica do MEC, as falas dos(as) componentes da mesa convergiram para o futuro. “Também [convergiram] sobre o papel que cada um nós vai desempenhar para construir esse futuro. O PSE nos dá essa oportunidade de ser protagonistas nessa construção”, ressaltou.

Jovem mobilizador do 'Fortalece PSE!', Emerson Alencar, destacou a atuação histórica da juventude brasileira na luta pela garantia de direitos

Rede de Lideranças Jovens do ‘Fortalece PSE!’

A segunda atividade da manhã foi voltada à apresentação dos(as) 27 jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ e marcou um momento de conexão destes(as) adolescentes e jovens com os(as) gestores(as) estaduais presentes na Oficina. A coordenadora de juventude do Projeto, Thais Freitas, destacou a importância dessa integração e agradeceu o acolhimento dos(as) integrantes dos GTIEs à Rede de Lideranças Jovens.

Compondo a mesa ao lado de Thais, o jovem mobilizador indígena Emanuel Elias destacou a pluralidade e diversidade do grupo, o que enriquece e fortalece o trabalho da Rede. O amazonense também lembrou que muitos(as) desses(as) jovens já atuam na linha de frente de diversos movimentos estudantis e sociais em suas comunidades, sendo protagonistas importantes nas ações de mudança. Esse processo de entender que o PSE realmente vai chegar em nossos territórios e por nós, com nosso protagonismo, é muito importante”, ressaltou.

A atividade foi finalizada com a apresentação de cada um(a) dos(as) jovens mobilizadores(as) e com a exibição de um vídeo institucional em que compartilham um pouco de suas histórias. 

A atuação dos(as) jovens mobilizadores(as) na linha de frente de movimentos estudantis e sociais em suas comunidades foi ressaltada por Emanuel Elias

Qualificação e formação em pauta

Finalizando as atividades da manhã de quinta-feira, os coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’, Jane Mary Guimarães e Antônio Cardoso, apresentaram o desenho pedagógico dos Momentos Formativos (MF) I e II, que fazem parte das metas 2 e 3 do Projeto.

O MF I é o Curso para o Protagonismo de Adolescentes e Jovens, que tem como público-alvo os(as) jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ e os(as) docentes, alunos(as) e voluntários(as) das Instituições de Ensino Superior (IES). Já o segundo momento formativo é destinado à capacitação de gestores(as) municipais do PSE no Curso de Planejamento Participativo em Saúde. As atividades tiveram início em junho e seguem até o mês de setembro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias