Parcerias institucionais e com a juventude são temas de apresentações na Oficina Fortalece PSE

Encerramento das atividades teve momentos de troca, integração entre o público presente e leitura de poesias

Público presente pôde conhecer os(as) coordenadores(as) dos projetos de extensão das IESs parceiras

A tarde do segundo dia da Oficina Fortalece PSE foi dedicada à apresentação da Rede de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do Projeto e ao debate sobre o papel de seus integrantes e das lideranças juvenis no desenvolvimento dos Projetos Saúde-Escola e na formação de adolescentes e jovens para a Promoção da Saúde, Ciências, Cultura e Cidadania.

Na primeira atividade, o coordenador-geral do ‘Fortalece PSE!’, Márcio Florentino, apresentou a Rede de Extensão e Pesquisa do Programa Saúde na Escola (PSE). Formada por representantes dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), do ‘Fortalece PSE!’ e de 29 IES de diferentes estados e regiões do país, a iniciativa busca promover a integração de saberes e práticas que contribuam com o fortalecimento de ações e políticas públicas nas áreas da saúde e da educação.

Dentre outros objetivos, se propõe o desenvolvimento de um Programa de Extensão em Rede, por meio dos Projetos Saúde-Escola, com foco nas ações temáticas do PSE, no protagonimso juvenil e na participação social nas comunidades e territórios; o desenvolvimento de estratégias de educação permanente e educação popular voltadas para o diagnóstico, planejamento, execução e avaliação das ações temáticas do Programa nas escolas, e a estruturação de uma estratégia de pesquisa, com avaliação e monitoramento dos indicadores relacionados às ações desenvolvidas loco-regionalmente pelo PSE.

O público presente pôde conhecer os(as) coordenadores(as) de cada um dos projetos desenvolvidos nas IES. Alguns(mas) deles compartilharam suas experiências com o PSE e as expectativas para o desenvolvimento e a implementação dos Projetos de Extensão Saúde-Escola. Atualmente, os(as) 304 docentes, bolsistas de graduação e voluntários(as) que fazem parte destes projetos estão passando por um momento de formação. Esse processo formativo também é destinado aos(às) jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ e tem como meta a qualificação dos(as) cursistas e a elaboração coletiva de um instrumento de acompanhamento dos projetos de extensão.

Encerramento da oficina foi marcado por um momento de integração entre jovens mobilizadores(as), representantes das IES e gestores(as) estaduais do PSE

Juventude e fortalecimento da democracia nos territórios

Os Projetos Saúde-Escola e a formação de lideranças adolescentes e jovens como agentes promotores da Saúde, Ciências, Cultura e Cidadania foram temas da atividade de encerramento da Oficina Fortalece PSE. Foi promovido um momento de integração entre a juventude e os representantes das IES, que vão atuar de forma conjunta nos territórios.

Para fechar com leveza, mas sem deixar de lado a pauta de luta, as mobilizadoras jovens Micaela Lis e Samara Borari recitaram poesias. Como destacado por Samara, “Sim, o PSE uniu! Tem mobilizador em cada canto do Brasil. Na aldeia, na quebrada, no ribeirinho, no quilombo. Tem jovem, tem professor, tem estudante. Tem gente que nunca foi ouvido, agora falando alto e junto!”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias

Fortalece PSE

SES-TO participa do fortalecimento do Programa Saúde na Escola

Escrito por: to.gov.br Para adquirir atualizações e técnicas especializadas visando atenção à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), participa dos eventos Fortalecimento do Programa Saúde na Escola; Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde

Leia mais »