O Fortalece PSE, é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, focada na saúde integral dos alunos da rede pública.
Estamos entusiasmados em apresentar a você o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um espaço inovador projetado para tornar a sua jornada de aprendizagem mais envolvente, colaborativa e personalizada do que nunca.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial da Saúde e da Educação, estabelecida em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, o PSE visa promover a saúde e a educação integral, integrando as políticas desses setores e desenvolvendo ações que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes.
O monitoramento e a avaliação são práticas fundamentais na implementação do PSE, proporcionando oportunidades de aperfeiçoamento das atividades e reorientação das intervenções do programa. Desde o simples acompanhamento das ações realizadas até processos avaliativos mais complexos, o monitoramento e a avaliação contribuem para atribuir valor às atividades desenvolvidas e legitimar os esforços empregados na atenção aos estudantes.
Os Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) são uma estratégia de gestão compartilhada do PSE, onde profissionais da Saúde e da Educação, estudantes, comunidade escolar e representantes de outras redes sociais interagem para planejar e executar as ações do programa. Compostos por representantes das secretarias de Saúde e de Educação, bem como por outros parceiros locais, os GTIs são fundamentais para atender às necessidades e demandas locais, promovendo a integração entre os setores e fortalecendo o desenvolvimento das comunidades escolares.
O Curso de Atualização do projeto Fortalece PSE tem como objetivo desenvolver competências em planejamento estratégico e participativo entre os participantes, visando à promoção da saúde escolar e à melhoria da qualidade de vida nas escolas.
Além disso, busca capacitar os gestores e técnicos dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-E) do Programa Saúde na Escola (PSE) para que possam planejar, implementar e avaliar ações de saúde e educação de forma eficaz e integrada.
O curso será desenvolvido em três momentos formativos principais:
As oficinas contarão com a participação de 6 atores:
1 representante da saúde que compõe o GTIE de cada UF;
1 representante da educação que compõe o GTIE de cada UF;
1 representante da UNDIME de cada UF;
1 representante da SESAI de cada UF;
1 representante do COSEMS de cada UF e;
1 representante da IES parceira de cada UF.
Além dos representantes listados acima, deverão participar das oficinas presenciais os representantes dos conselhos de direito (Conselho de Saúde, Conselho de Educação e Conselho da Criança e do Adolescente) da UF anfitrião, os membros da equipe do “Fortalece PSE” e os membros do núcleo pedagógico do projeto.
No Distrito Federal, o convite será direcionado apenas à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Alternativamente, o DF pode convidar representantes das regionais administrativas, como as cidades satélites.
Cada oficina regional poderá receber até 100 participantes.
Os estados e o DF poderão convidar mais pessoas que considerem importantes para o trabalho PSE em sua região, mas é necessário informar com antecedência e que os custos serão pagos com recursos das próprias UF.
A participação de Conselhos de Direito de outras UF, que não a anfitriã, poderá ser considerada, mas é necessário informar com antecedência e que os custos serão pagos com recursos das próprias UF.