Conheça o Fortalece PSE, projeto que visa a articulação de serviços de Atenção Primária à Saúde nas escolas

Escrito por: goias.gov.br

em 18/08/2024

UFG e UFSB colaboram com Ministério da Saúde e MEC para formação de gestores

Texto: Marina Sousa 

A Universidade Federal de Goiás (UFG), através da docente Edsaura Maria Pereira do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), formaram um grupo de trabalho intersetorial. Este grupo tem como objetivo articular serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades escolares, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com apoio e fomento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS).

A professora e coordenadora do Fortalece PSE, Edsaura Maria Pereira explica que este grupo de trabalho é formado por diversos profissionais de saúde de diversas regiões do país, que objetiva fortalecer a consolidação do Programa Saúde na Escola, criado em 2007. O projeto é uma resposta do governo à necessidade de promoção da saúde e prevenção de doenças entre crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, principalmente as escolas prioritárias e pertencentes aos ciclos de adesão.

O Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) vai atuar em três níveis de governo, tendo o território escolar como o principal  foco no desenvolvimento e  articulação entre os Institutos de Ensino Superior (IES) e os serviços de APS nas comunidades escolares como estratégia propulsora de arranjos locais para fins de implementação. Na esfera federal, a coordenação do programa é compartilhada entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), sendo a gestão do Programa realizada no Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, na Coordenação Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde (CGEDESS/DEPPROS/SAPS/MS), e na Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (DPD), na Coordenação-Geral de Gestão Estratégica da Educação Básica (COGEB/DPD/SEB/MEC), respectivamente.

Neste primeiro momento o grupo do Fortalece PSE tem realizado diversas reuniões, para alinhamento de pautas e também com colaboradores, para a formação de apoio ao protagonismo juvenil e reorganização do PSE, haja visto que o projeto foi implementado em poucos lugares no país nestes 17 anos de criação.

De acordo com o professor Márcio Florentino Pereira da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o PSE relaciona cerca de 14 temas de saúde prioritárias, que precisam ser trabalhadas a partir do conceito ampliado da saúde, da determinação social do processo saúde-doença, da intersetorialidade e da participação social, como: Saúde bucal; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção de IST/HIV; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas  e dentre outros temas.

Formação

O docente do IPTSP, Monarko Nunes de Azevedo, que também integra o grupo do Fortalece PSE, fala que a articulação entre saúde e educação é estratégia propulsora para fazer arranjos nos diversos espaços conforme a necessidade da população. Ele explica que o Projeto Fortalece PSE, têm três metas importantes, que são qualificar 54 gestores estaduais e parceiros do PSE em todas as 27 Unidades Federativas,  oferecer 10 mil vagas em um curso de atualização para capacitar gestores e trabalhadores da saúde e educação, além de  formar cerca de mil Agentes Promotores da Saúde, da Ciência e da Cidadania, envolvendo jovens estudantes e lideranças.

Esta qualificação dos gestores estaduais é um passo fundamental, pois também garante que as ações do PSE sejam bem planejadas e executadas, fortalecendo assim, a integração entre saúde e educação nas escolas, visando um ambiente mais saudável  para os alunos. “Sobre essa qualificação, vamos realizar um curso dividido em três momentos formativos. O primeiro começa na próxima semana, dia 29 de julho, com as Oficinas Regionais Remotas. Em seguida, haverá as etapas presenciais, com a oficina para a região Centro-Oeste marcada para 13 a 15 de agosto de 2024 no IPTSP.”, finaliza o docente Monarko Nunes de Azevedo.

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Matéria original: Acesse aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias

Fortalece PSE

Coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’ apresentam resultados alcançados na formação de gestores(as) estaduais do PSE

Integrantes do projeto também falaram sobre os processos formativos que estão sendo desenvolvidos com foco nos municípios  Na tarde desta quarta-feira (03), os coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’, Monarko Azevedo e Antônio Cardoso, apresentaram resultados alcançados pelo Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE oferecido a gestores(as) estaduais

Leia mais »