Coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’ apresentam resultados alcançados na formação de gestores(as) estaduais do PSE

Integrantes do projeto também falaram sobre os processos formativos que estão sendo desenvolvidos com foco nos municípios 

Na tarde desta quarta-feira (03), os coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’, Monarko Azevedo e Antônio Cardoso, apresentaram resultados alcançados pelo Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE oferecido a gestores(as) estaduais do Programa Saúde na Escola (PSE) durante o ano de 2024. A atividade fez parte da programação da Oficina Fortalece PSE, evento realizado em Brasília nos dias 02 e 03 de julho.

Como ressaltado pelo professor Monarko Azevedo, a expectativa inicial era de participação de 54 representantes da saúde e da educação de todos os estados brasileiros, mas ao final da atividade foram formados(as) 416 gestores(as). Esse grupo acabou por incluir também integrantes de outras secretarias estaduais, de instituições de ensino superior (IES), de organizações da sociedade civil, de órgãos representativos de classe e de conselhos de direitos, evidenciando um interesse destes(as) profissionais no fortalecimento do PSE.

O Curso teve uma carga horária total de 40 horas, divididas em três momentos formativos, dentre eles a realização de quatro oficinas regionais, que reuniram representantes dos 27 estados brasileiros. Essa etapa contou com atividades teóricas e práticas, que auxiliaram os(as) integrantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTIEs) na elaboração de Planos de Objetivos, Ações e Metas para o PSE em seus estados. Estas estratégias vão balizar as ações do Programa nas unidades federativas. “A partir do que os GTIEs propuseram, os Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTIMs) vão poder se embasar e se inspirar para propor as ações do PSE em seus territórios”, complementou Monarko sobre a importância dos documentos construídos.

Monarko Azevedo também destacou alguns desafios identificados pela coordenação pedagógica durante a realização do processo formativo, dentre eles a rotatividade e a falta de institucionalização de alguns GTIs e a ausência de financiamento específico para os GTIEs. Apesar destas dificuldades, foram alcançados resultados positivos. “O curso foi uma ferramenta formativa, estratégica e política. Conseguimos avançar na formação permanente, na articulação entre saúde e educação e na criação de laços com outros atores, que vão ajudar a colocar em prática as ações do PSE”, destacou o coordenador pedagógico.

Coordenador pedagógico do 'Fortalece PSE!', Monarko Azevedo, apresentou um panorama sobre a formação dos gestores(as) estaduais do PSE

Também foram apresentadas informações sobre as atividades formativas que estão sendo desenvolvidas pelo ‘Fortalece PSE!’ este ano e que envolvem a qualificação de integrantes dos GTIMs, de integrantes das equipes dos Projetos de Extensão Saúde-Escola e dos(as) jovens protagonistas do Projeto. A primeira etapa formativa teve início em junho e segue até setembro.

De acordo com Antônio Cardoso, 455 cursistas, de mais de 200 municípios, fazem parte da turma de gestores(as) municipais. Assim como em âmbito estadual, dentre os objetivos estão a construção de diagnósticos situacionais e a elaboração de planos de ação para os municípios. O coordenador pedagógico também ressaltou que o momento formativo oportuniza a criação de uma rede articulada de GTIMs. “A gente entende que a troca de experiências é de uma riqueza enorme e espera contribuir com a organização destas redes”, afirmou.

Antônio pontuou, ainda, a importância da atuação dos GTIEs no processo formativo de âmbito municipal. Dentre outras contribuições, os(as) gestores(as) estaduais vão poder compartilhar seus diagnósticos e Planos de Objetivos, Ações e Metas; contribuir com o processo de qualificação das equipes dos GTIMs e apoiar a constituição de Redes de GTIMs.

A apresentação dos coordenadores pedagógicos do ‘Fortalece PSE!’ foi seguida por uma roda de conversa, que reuniu também as representantes do Ministério da Saúde, Kátia Souto, e do Ministério da Educação (MEC), Ana Valéria Dantas. Durante as falas foram aprofundadas as discussões sobre os processos formativos e a relevância deles para o PSE.

O PSE nas pesquisas acadêmicas

A programação da tarde desta quarta-feira (02) também incluiu a apresentação de resultados de pesquisas científico-acadêmicas que têm o Programa Saúde na Escola como tema. A pesquisadora e diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda, compartilhou dados obtidos na investigação “A efetividade da Gestão Estadual no Programa Saúde na Escola: o que pensam os gestores?”, feita no âmbito do projeto “Pesquisa nacional de avaliação de efetividade da gestão intersetorial do Programa Saúde na Escola”. Foram analisados documentos e realizadas entrevistas com estudantes e gestores(as) estaduais e municipais do PSE nas cinco regiões do Brasil, com objetivo de compreender se a gestão intersetorial do PSE é efetiva, considerando-se a perspectiva da promoção da saúde e sua organização interfederativa.

Também foram compartilhadas informações sobre o projeto “Dialogando com Freire, Morin e Arte Henfil – Processo de Educação Permanente em Saúde no Âmbito do Programa Saúde na Escola”, coordenado pela pesquisadora Edna Moura. Resultado de uma parceria entre a Universidade de Brasília e o Instituto Henfil, a iniciativa se propõe a desenvolver Processos Formativos em Educação Permanente em Saúde (EPS) para os Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) do PSE. Dentre outras atividades, são realizados cursos e oficinas interativas com usuários da Atenção Primária à Saúde (APS), escolares e comunidade, com o propósito de fortalecer a promoção da saúde, da educação, da democracia e dos direitos humanos.

Protagonismo juvenil

Também na tarde desta quarta-feira (02), os(as) jovens mobilizadores(as) do ‘Fortalece PSE!’ se reuniram com coordenadores pedagógicos do Projeto para dialogar sobre a Promoção da Saúde, da Ciência, da Cultura e da Cidadania, tema do próximo Webinário Temático do Momento Formativo I. 

Estes encontros online são construídos e conduzidos pelos jovens, com apoio e acompanhamento da equipe do ‘Fortalece PSE!’. A atividade realizada na tarde desta quarta-feira teve como objetivo fortalecer o referencial teórico e dar as ferramentas pedagógicas para que nosso time de mobilizadores(as) prepare o conteúdo a ser trabalhado no webinário.

Jovens tiveram uma tarde de trocas e aprendizado com a equipe pedagógica do 'Fortalece PSE!'

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Threads
WhatsApp

Mais notícias